
Minhas Especialidades
Ansiedade
A ansiedade é uma emoção natural, que todos nós sentimos em situações que interpretamos como perigosas ou muito difíceis de lidar. Em alguns casos, ela está presente de uma forma tão intensa e frequente, que traz prejuízos significativos para a vida das pessoas. Sintomas como excesso de preocupações, dificuldade de concentração, insônia, irritabilidade, respiração ofegante ou falta de ar, taquicardia, tremores, entre outros, são muito comuns em quem sofre com algum transtorno de ansiedade.
Transtornos Alimentares
Os Transtornos Alimentares (TAs) são perturbações no comportamento relacionado à alimentação que provocam um consumo alterado destes e que, consequentemente, comprometem de forma significativa a saúde física ou o funcionamento psicossocial do indivíduo acometido por algum desses transtornos. Em geral, são quadros complexos que pedem um manejo de tratamento por profissionais com experiência clínica e formação acadêmica especializada. Os TAs mais comuns são Transtorno de Compulsão Alimentar, Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.
Transtorno de Pânico
O transtorno do pânico é definido por crises de ansiedade que surgem repentinamente e de forma intensa, com forte sensação de medo ou mal-estar, e acompanhadas de sintomas físicos, tais como dor ou desconforto no tórax, falta de ar, sensação de engasgo, agitação, vertigens, medo de morrer ou de enlouquecer. A principal diferença do Transtorno de Pânico para outros transtornos de ansiedade está, justamente, nas crises inesperadas. Esse é um transtorno que, quando tratado de forma adequada, costuma ter um bom prognóstico.
Depressão
A depressão, também conhecida como “mal do século”, é um transtorno de humor que atinge 1 a cada 5 pessoas ao longo da vida. Alguns dos principais sintomas são: tristeza persistente, perda de interesse por atividades que antes você gostava, dificuldade constante para se concentrar, baixa autoestima, alterações no sono e no apetite, dificuldade de sentir prazer e emoções positivas, pensar em morte ou até mesmo fazer um plano para suicídio. Na depressão, é comum a pessoa deixar de reagir aos desafios do ambiente, ficando sem disposição de buscar uma vida plena.
TOC
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, onde a pessoa diagnosticada pode apresentar apenas um desses sintomas ou os dois. A obsessões são pensamentos, ideias ou impulsos indesejáveis e persistentes, que trazem grande desconforto emocional. Já as compulsões são ações repetitivas que o indivíduo faz para aliviar os pensamentos obsessivos. Alguns dos hábitos e rituais mais comuns são: rituais de limpeza (ex.: lavar as mãos várias vezes), verificação e checagem (ex.: checar diversas vezes se trancou a porta), arrumar objetos sempre que eles estiverem minimamente desalinhados.
Estresse e Burnout
O estresse é uma resposta fisiológica automática do nosso corpo à situações adversas, que exigem ajustes comportamentais e esforços demasiados que, muitas vezes, demandam mais do que conseguimos lidar emocionalmente. Já a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é resultante do estresse crônico e necessariamente relacionado ao ambiente de trabalho. Os principais sinais de estrese são: tonturas e dores de cabeça, problemas digestivos, insônia, dores musculares, cansaço constante, irritações de pele, queda de cabelo, hipertensão, alterações de humor, entre outros.